4 mitos e verdades sobre sorvetes e gelatos
Especialista destrincha quatro mitos que separam as sobremesas
PorRedação
4/5/2025

A diferença entre gelato e sorvete pode ser algo sutil e refletir, inclusive, o posicionamento das marcas no mercado (Foto: Divulgação / Gelato Academy)
Quem gosta de doces eventualmente se depara com discussões e comparações entre gelatos e sorvetes. Muitos acreditam que ambas as sobremesas têm suas características bem definidas: o gelato seria mais leve e natural, enquanto o sorvete seria pesado e cheio de ingredientes artificiais. Mas será que isso é verdade? A resposta é: nem sempre.
De acordo com Mirko Stortini, mestre gelatiere e fundador da Gelato Academy, primeira escola de gelatos italianos do Brasil, a diferença pode ser bem sutil “Gelato nada mais é do que a palavra em italiano para sorvete”, explica. Para ele, a divergência de nomenclatura ocorre em função de como as marcas querem se posicionar no mercado.
Enquanto isso, certos mitos e dúvidas ainda persistem sobre o tema, e é importante pontuar o porquê dessas “diferenças”, amplamente divulgadas e que nem sempre se aplicam na prática.
1. “O sorvete tem mais gordura que o gelato”
Muitas vezes ouvimos que o sorvete tem mais gordura que o gelato, mas isso não é uma regra. O sorvete americano tradicional, por exemplo, tem um teor de gordura mais alto (cerca de 10 a 15%), enquanto algumas opções industriais modernas têm menos gordura. Além disso, alguns gelatos podem ter um teor de gordura semelhante ao do sorvete, dependendo dos ingredientes usados, como o creme ou mascarpone.
2. “O sorvete tem mais ar que o gelato”
Outro mito comum é que o sorvete tem mais ar incorporado, tornando-o mais leve que o gelato. Embora tradicionalmente seja batido de forma a incorporar mais ar, muitos sorvetes industriais e até artesanais controlam melhor esse aspecto, resultando em texturas mais densas, muito próximas ao gelato italiano. Ao mesmo tempo, algumas gelaterias podem incorporar mais ar na sua batida, dependendo do estilo e das preferências locais.

Muitos acreditam que gelato é leve e natural, enquanto sorvete é pesado e artificial, mas isso nem sempre é verdade (Foto: Adobe Stock)
3. “O sorvete usa aromas e corantes, enquanto o gelato não”
Esse argumento também está desatualizado. Embora seja verdade que muitos sorvetes industriais utilizam aromas e corantes artificiais, várias gelaterias “artesanais” também usam insumos prontos contendo esses aditivos. A ideia de que o gelato é sempre feito com ingredientes frescos e naturais é um ideal que nem sempre se aplica na prática.
4. “O sorvete é feito com ingredientes de qualidade inferior”
Outro mito é que o sorvete usa ingredientes de qualidade inferior em comparação ao gelato italiano. Existem muitos sorvetes artesanais que utilizam ingredientes de alta qualidade, enquanto alguns gelatos, por outro lado, usam insumos prontos e industrializados, afetando sua autenticidade. Tudo depende do compromisso do produtor com a qualidade.

A qualidade dos ingredientes, a habilidade do sorveteiro e a experiência sensorial que cada sobremesa oferece são as características que realmente importam (Foto: Adobe Stock)
O que realmente importa?
As diferenças entre gelato e sorvete vão muito além do que muitos imaginam. Mais do que a quantidade de gordura ou o nível de incorporação de ar, o que realmente importa é a qualidade dos ingredientes, a habilidade do sorveteiro e a experiência sensorial que cada um proporciona.
O mercado de sobremesas geladas evoluiu significativamente. Atualmente, tanto gelato quanto sorvete podem ser preparados com ingredientes frescos ou insumos prontos, variando em teor de gordura, com ou sem corantes. E, no final das contas, o que o consumidor procura é sabor, textura e uma experiência de qualidade.
Artigos Populares

Recuperando tradições: gratidão inspira tradicional festa de Reis da Ruiz Coffees

Onde encontrar inspirações de feminilidade?

Por que os beach clubs fazem tanto sucesso no Brasil e no mundo?

Como substituir telas por momentos enriquecedores nas férias

Uma estadia inesquecível na Pousada Anttunina: o luxo em forma de acolhimento