Beleza & Bem-Estar

A Marcante Influência dos Pais na Formação do Futuro de Seus Filhos

Por
Redação

4/9/2025

X logo
Article banner

Preparar os filhos para a vida é uma tarefa crucial e desafiadora que recai sobre os ombros dos pais. A responsabilidade vai além de prover necessidades básicas e educação formal; ela envolve o cultivo de habilidades essenciais que moldarão o caráter e a resiliência das crianças diante dos desafios que enfrentarão ao longo de suas jornadas.

Em recente artigo no Ny Times, novas pesquisas mostram que a parentalidade intensiva de hoje traz benefícios, não apenas riscos, e a maioria dos jovens adultos também parece feliz com isso.

Realizadas com jovens adultos de 18 a 34 anos e com pais de crianças dessa idade – as pesquisas do Pew Research* Cente  contam uma história mais sutil. A maioria dos pais está, de fato, altamente envolvido na vida dos seus filhos adultos, concluiu o estudo, enviando mensagens de texto várias vezes por semana e oferecendo conselhos e apoio financeiro. 

Nove em cada 10 pais classificam as suas relações com os seus filhos adultos jovens como boas ou excelentes, em vez de se sentirem preocupados ou desapontados, se sentem orgulhosos e esperançosos.

Paciência, Negociação, Concessão e Resiliência: As Pedras Angulares do Desenvolvimento

Ensinando paciência, os pais oferecem às crianças a capacidade de lidar com a frustração. A negociação é uma competência fundamental em qualquer estágio da vida. Conceder é uma lição valiosa, ensinando aos filhos a importância de ceder em determinadas situações. A resiliência é uma qualidade que desafia e fortalece. Ao encorajar os filhos a enfrentarem desafios e superarem adversidades, os pais os preparam para os altos e baixos inevitáveis da vida. 

O sucesso desta jornada de formação, por sua vez, não é apenas medido por conquistas acadêmicas ou profissionais, mas pela capacidade de enfrentar a vida com determinação e adaptabilidade, cultivar habilidades sociais e emocionais para fazer boas escolhas.

Post image

O livro 'A Influência que as Percepções Sobre os Pais Exercem na Formação Psíquica dos Filhos',  apresenta a dissertação do Doutorado em Psicologia Social, onde se tenta compreender a temática da família em suas formas de se organizar, tomando especificamente as percepções dos filhos sobre as figuras parentais e as influências que estas percepções podem exercer sobre a construção psíquica e relacional desses filhos.

*O Pew Research Center é um laboratório de ideias localizado em Washington, D.C., que fornece informações sobre questões, atitudes e tendências que estão moldando os EUA e o mundo.