Gastronomia

Comer chocolate sem culpa é possível

Especialista conta que o doce pode ser saudável se tiver mais cacau e menos açúcar

Por
Redação

4/9/2025

X logo
Article banner

Mais cacau e menos açúcar é o segredo para manter o chocolate na dieta (Foto: Adobe Stock) 

Amado por muitos, o chocolate é presença certa em sobremesas e momentos de prazer, mas nem sempre é visto como um aliado da saúde. A boa notícia é que, com escolhas certas, o doce pode integrar uma alimentação equilibrada sem abrir mão do sabor.

Segundo a nutricionista Aline Quissak, especialista em sinergia alimentar e sócia da AMEIzi Chocolate, o segredo está na qualidade do cacau e na composição do chocolate. 

“O chocolate é feito a partir do cacau, que é uma fruta rica em fibras, antioxidantes e minerais. Porém, versões com baixo teor de cacau geralmente possuem mais açúcares e aditivos. Por isso, o ideal é optar por chocolates amargos com no mínimo 51% de cacau”, explica.

Post image

Quanto maior o teor de cacau mais antioxidantes estarão presentes no chocolate (Foto: Adobe Stock) 

Além de agradar o paladar, o chocolate amargo traz benefícios reais à saúde quando consumido com moderação. Aline Quissak destaca que os flavonoides presentes no cacau são potentes antioxidantes. 

“Eles auxiliam na saúde cardiovascular, melhoram a memória e a concentração, e reduzem o risco de hipertensão e doenças neurodegenerativas, além de ajudar no controle do colesterol quando consumidos com moderação e em suas versões mais puras”, complementa.

De olho no rótulo: menos açúcar, mais cacau

Além do teor de cacau, leia o rótulo com cuidado e evite chocolates com uma lista extensa de ingredientes, especialmente aqueles que incluem óleos vegetais hidrogenados, aromatizantes artificiais e conservantes.

É bom também optar por chocolates com baixo teor de açúcar ou adoçados naturalmente, como os que utilizam açúcar de coco ou stevia.

Por que o chocolate ao leite e o branco não são as melhores opções

Apesar de populares, o chocolate ao leite e o chocolate branco são opções menos nutritivas quando comparados ao chocolate amargo. 

O chocolate ao leite contém menos cacau e é frequentemente enriquecido com grandes quantidades de açúcar e gordura. 

Já o chocolate branco, por não conter massa de cacau em sua composição, é feito basicamente de manteiga de cacau, açúcar e leite, oferecendo poucos ou nenhum dos benefícios associados ao cacau.

Chocolate saudável é possível

Embora o chocolate possa oferecer benefícios, o consumo excessivo pode levar ao ganho de peso e a outros problemas de saúde. 

Como o chocolate contém cafeína, é melhor comer durante o dia para evitar interferências no sono.

Um ou dois quadradinhos de chocolate amargo por dia são suficientes para aproveitar seus benefícios sem exagerar nas calorias.

Advertisement thumbnail