Carreiras & Perfis

Como integrar diferentes gerações no ambiente corporativo

Especialista diz que liderança precisa promover conexões com escuta ativa e empatia

Por
Redação

4/7/2025

X logo
Article banner

No ambiente corporativo, os conflitos de ideias e culturas entre gerações podem ser um ponto de integração ou gerar barreiras entre colaboradores (Foto: Adobe Stock)

51,6% do mercado de trabalho encontra dificuldades para lidar com as expectativas das diferentes gerações no mundo corporativo, mostra um estudo do relatório Tendências de Gestão de Pessoas, realizado pelo Great Place to Work.

Essas divergências podem impactar a produtividade, o clima organizacional e a retenção de talentos, explica Guilherme Spironelli, sócio da EXEC, empresa especializada na seleção e desenvolvimento de altos executivos.

“Quando equipes não atingem metas ou quando há um aumento no turnover, esses podem ser sinais de desconexão entre gerações, o que exige profissionais capacitados para promover a integração”, diz o especialista.

Líder deve ser um conector de gerações

De acordo com Spironelli, o líder conector é fundamental para criar um ambiente colaborativo e produtivo.

Um exemplo prático dessa abordagem pode ser observado na implementação de novos sistemas empresariais. 

Post image

Líder conector é fundamental para criar um ambiente colaborativo e produtivo (Foto: Unsplash)

“É comum envolver especialistas experientes e jovens com maior domínio tecnológico. Isso gera equipes mistas que complementam habilidades”, afirma.

Esses profissionais conectores combinam habilidades interpessoais, emocionais e comunicativas, criando uma ponte entre diferentes gerações. 

"Eles promovem diálogos construtivos, integram perspectivas diversas e se adaptam ao perfil de cada interlocutor", destaca o especialista.

Como lideranças podem lidar com as diferenças

Spironelli sugere algumas práticas para criar um ambiente harmonioso e produtivo, como a comunicação clara, escuta ativa e empatia.

“Adapte a linguagem de acordo com o perfil do público, mantendo canais abertos para feedback”, orienta.

Post image

Escuta ativa é chave para integração de gerações no trabalho (Foto: Pexels)

O especialista destaca que mais do que falar, é importante ouvir atentamente os pontos de vista dos colaboradores. Segundo Spironelli, a escuta ativa promove um diálogo mais participativo e aumenta o senso de pertencimento.

“A empatia cria um ambiente de respeito mútuo, onde as diferenças são acolhidas e se tornam parte do processo colaborativo”, ressalta o especialista.

Integrando gerações

Empresas que promovem a comunicação entre gerações criam ambientes mais inclusivos e respeitosos, melhoram o engajamento dos colaboradores, aumentam a colaboração entre áreas e geram resultados positivos também na experiência do cliente.

“Quando as diferenças são respeitadas e bem aproveitadas, as equipes se tornam mais unidas, produtivas e críticas, criando um ciclo virtuoso que impacta positivamente toda a organização”, conclui Spironelli.

Advertisement thumbnail