Como manter sua casa energeticamente equilibrada o ano inteiro
Limpeza interna e externa é o primeiro passo para desbloquear energia e criar ambientes harmoniosos
PorJeni Sandzer
4/9/2025

Sob a influência do 9, o número da transformação, 2025 é um ano propício para abrir caminhos. A mudança começa em casa e nos hábitos pessoais (Foto: Pexels)
Aproveite o início do ano, com a energia da Lua Nova, para fazer uma verdadeira limpeza em todos os aspectos da sua vida. Comece com a frase: "Nada quebrado, nada faltando, nada fora do lugar". Essa afirmação vai te ajudar a olhar com mais motivação para aquela cadeira no canto do quarto cheia de roupas, aquele sapato que precisa de um conserto ou qualquer outra coisa que precise de atenção. É hora de entrar em movimento e transformar o que está parado.
Faxina física: comece com aquele deep clean nas gavetas e armários. Retire as roupas que não te servem mais, tanto pelo tamanho quanto pela personalidade e utilidade.
Faxina digital: deixe de seguir pessoas nas redes sociais que não lhe agregam valor. Se um perfil só exibe uma vida perfeita, por exemplo, tome cuidado para não perder seu tempo com expectativas inalcançáveis, que muitas vezes nem aquelas pessoas vivem. Outra dica é tirar das playlists aquelas músicas que te trazem memórias tristes ou pesadas.
Faxina interpessoal: tente conviver o mínimo possível com pessoas tóxicas que não vibram por você nem pelo seu sucesso.
Faxina de auto cobranças: características como o perfeccionismo e automutilação podem ser destrutivas. Se você não se cuidar, quem cuida? É aquela famosa frase “Saco vazio não para em pé”. Portanto, deixe seu "saco" sempre cheio de ânimo e energia.
Além dessas dicas pessoais, usar cristais em pontos estratégicos da casa pode ser uma ótima forma de harmonizar o ambiente. O cristal multifacetado é excelente para filtrar as energias contrárias. Pendure um em cada portal que venha da parte externa e na porta dos banheiros. Quanto maior o ambiente, maior deve ser o diâmetro do cristal.

Cristais pendurados em pontos estratégicos da casa harmonizam o ambiente e filtram energias negativas (Foto: Pexels)
Vasos com plantas são, além de lindos, um equilíbrio natural dos quatro elementos - água, terra, fogo e ar - nos cômodos. Arranjos com flores como o lírio da paz ou pimenteira são um termômetro da inveja e negatividade. Plantou e, logo depois, ela morreu é um forte indicativo de energias negativas. Existem diversos tipos de espadas (Sansevieria), além da espada de São Jorge. Faça um vasinho com sete tipos diferentes para a porta da casa e terá o mesmo efeito de um escudo energético.

Algumas plantas na porta da casa criam um escudo energético poderoso para o ambiente (Foto: Wikimedia Commons by Thiago A.)
As cores também desempenham um papel fundamental na energia de cada ambiente. Cada cômodo tem um propósito específico, e fazer um mapa radiestésico e de Feng Shui pode ajudar a identificar as cores que mais favorecem suas energias. De forma geral, para atrair riqueza e abundância, aposte no roxo, vermelho, dourado e azul. Para estimular o amor, utilize rosa, branco e vermelho. Já para promover mais acolhimento, o verde e o azul são perfeitos.
Crie uma playlist para sua casa com músicas e mantras positivos que te deixem leve e feliz. Toque-a enquanto você lava a louça, lê um livro, trabalha de home office ou brinca com seus pets. Sua casa é seu templo e tem vida. Ela merece receber boas vibrações.
Esse ano, estamos sob energia do 9 (2 + 2 + 5 = 9), o número da transformação. Como minha avó sempre dizia “Uma coisa tem que acontecer para que outra aconteça.” Isso significa que, tudo que você plantou, planejou e mentalizou nos últimos 8 anos, será colhido, vivido e experienciado em 2025.
Que sua casa esteja alinhada com seu propósito, desejos e sonhos, para que você esteja pronta para recebê-los.
Artigos Populares

Recuperando tradições: gratidão inspira tradicional festa de Reis da Ruiz Coffees

Onde encontrar inspirações de feminilidade?

Por que os beach clubs fazem tanto sucesso no Brasil e no mundo?

Como substituir telas por momentos enriquecedores nas férias

Nomofobia: o medo irracional de ficar sem celular e o impacto na vida escolar