Conheça cinco doces portugueses para o Natal
Além do bacalhau, culinária portuguesa é repleta de sobremesas imperdíveis
PorTânia Rabêllo - Institutum Véritas
4/7/2025

Doces portugueses podem trazer novas experiências ao Natal (Foto: Associação de Turismo do Porto e Norte, Divulgação)
O Natal em Portugal prima pelo encontro familiar em torno de uma mesa farta em que não pode faltar o bacalhau, acompanhado pela couve portuguesa, ovo e batata regados em azeite.
Em algumas regiões, o polvo com legumes acompanha o tradicional peixe. Em outras, o prato que acompanha é o cabrito assado e o peru recheado. Até aqui estamos em casa.
Porém, é na sobremesa que nos sentimos de fato em Portugal. Os “fritos de Natal” são feitos de massas diversas, mas todos são polvilhados com açúcar e canela após a fritura, com formas variadas: bolas de Berlim (sonhos, no Brasil), filhoses, rabanadas, coscorões, azevias e bilharacos (bolinhos de chuva).
Os filhoses são também chamados coscorões, mas para minha avó os primeiros têm a textura de bolinhos enquanto os últimos são crocantes.
Minha avó gostava de passar mais tempo na cozinha e recheava as rabanadas com banana e passava na calda de açúcar após a fritura, antes de polvilhar o açúcar e a canela.
Na tradição monárquica, temos o Bolo Rei, que vem sempre acompanhado do Bolo Rainha.
Selecionei cinco receitas de doces incomuns, algumas do livro da minha avó, para os leitores de Aurora se sentirem em Portugal neste Natal.
FILHÓS

Doce com laranja é querido em Portugal (Foto: Continente Portugal, Reprodução)
Ingredientes
2 ovos
75g de açúcar amarelo
Sumo de 1 laranja (50mL)
Raspas de 1 laranja
50mL de leite meio gordo
1 Colher de café de sal
1 Colher de sopa de Vinho do Porto
Como fazer
Misture os ovos com o açúcar mascavo (pode ser na batedeira). Adicione o suco de laranja, as raspas de laranja, o leite, o sal e o vinho. Bata até ficar homogêneo. Frite em óleo bem quente e polvilhe com açúcar e canela.
Dica
Coloque a espumadeira no óleo quente, passe por um guardanapo de papel, coloque na massa e volte para a panela com o óleo quente. Minha avó fazia assim e os filhoses ficam com o formato arredondado e com bolinhas, assim como a espumadeira.
COSCORÕES

Doce crocante integra os “fritos de Natal” portugueses (Foto: Adobe Stock)
Ingredientes
25g de fermento fresco
500g de farinha de trigo nº55
100mL de leite morno
Raspas de 1 laranja
1 pitada de sal
3 ovos
4 colheres de sopa de aguardente
Como fazer
Dissolva o fermento no leite morno. Abra a farinha em forma de vulcão, no centro adicione o leite com fermento, as raspas de laranja, o sal e os ovos, e vá misturando, adicionando as colheres de aguardente até obter uma massa homogênea. Cubra com um pano e deixe descansar por pelo menos 2h, mas o ideal é de um dia para o outro. Abra com o rolo e corte em retângulos. Faça mais dois cortes no centro de cada retângulo. Frite em óleo quente e passe por açúcar e canela.
AZEVIAS

O recheio pode ser de amêndoas, como na receita, de abóbora ou de batata doce (Foto: Adobe Stock)
Ingredientes
Recheio
50 mL de água
125g de açúcar
200g de grão de bico cozido
80g de amêndoas sem pele
6 gemas
Raspas de 1 limão Siciliano
1 colher de chá de canela em pó
Misture a água com o açúcar e deixe ferver até que o açúcar se dissolva completamente, mas sem escurecer. Desligue e retire do fogão. Mexa para esfriar um pouco. Processe o grão-de-bico com a pele e reserve. Processe a amêndoa até virar uma farinha e reserve. Bata as gemas e vá juntando à calda de açúcar aos poucos, mexendo bem rápido. Adicione as raspas de limão, mexa e acrescente a canela. Misture bem. Adicione o grão-de-bico e a amêndoa, homogeneize e volte ao fogo, mexendo sempre até que engrosse (ponto de estrada). Coloque em um refratário e cubra com papel filme, encostado à massa.
Massa
1 colher de sopa de banha (40g)
1 colher de sopa de manteiga (40g)
250g de farinha de trigo
1 pitada de sal fino
2 ovos
Água morna (+- 200mL) dependendo do ovo
Derreta a banha e a manteiga e coloque na farinha, junto com o sal e o ovo. Coloque a mão na massa. Vá adicionando a água aos poucos até obter uma massa macia que não grude nas mãos nem no recipiente. Abra a massa com o rolo, corte círculos, coloque o recheio de amêndoas frio e feche formando uma meia-lua (como um pastel). Frite em óleo não muito quente e polvilhe com açúcar e canela.
ALETRIA

A aletria vem acompanhada do arroz doce, muito semelhantes, mas não iguais (Foto: Adobe Stock)
Ingredientes
800mL de água
1 pau de canela
casca de 1 limão (o nosso limão siciliano)
150g de açúcar amarelo
200g de aletria (a nossa massa “cabelinho de anjo”)
3 gemas de ovos
Canela em pó
Como fazer
Coloque a água para ferver com o pau de canela e a casca de limão. Pouco antes de levantar fervura, adicione o açúcar e mexa até derreter. Quando ferver, coloque a aletria, mexa e deixe em fogo baixo por 5 minutos. Retire do fogo, retire o pau de canela e a casca de limão e mexa para esfriar. Junte as gemas em fio, mexendo rapidamente. Coloque em um refratário e decore com a canela.
PÃO DE LÓ

O tronco de Natal é uma sobremesa decorativa e o tradicional pão de ló com calda de laranja (como a minha tia sempre faz) ou creme de ovos (Foto: Adobe Stock)
Ingredientes
5 ovos
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
10 colheres de água morna
1 colher de fermento em pó
Como fazer
Bata as claras em neve e reserve. Bata as 5 gemas, colocando aos poucos as 10 colheres de água morna, uma a uma, até dobrar de volume. Despeje o açúcar aos poucos, batendo bem. Vá adicionando o trigo e, por fim, fora da batedeira (ou robô de cozinha), misture o fermento. Junte essa massa delicadamente às claras em neve. Coloque em um tabuleiro untado ou em forminhas de papel e leve ao forno quente por aproximadamente 25 minutos. Aproveite a massa quente para dar a forma desejada.
Complemente com calda de laranja
Sumo de 4 laranjas
1 xícara de açúcar
Leve o sumo da laranja misturado com o açúcar ao fogo até ferver. Deixe ferver mexendo sempre até que engrosse um pouco. Jogue ainda quente sobre o pão de ló.
Artigos Populares

Recuperando tradições: gratidão inspira tradicional festa de Reis da Ruiz Coffees

Onde encontrar inspirações de feminilidade?

Por que os beach clubs fazem tanto sucesso no Brasil e no mundo?

Como substituir telas por momentos enriquecedores nas férias

Nomofobia: o medo irracional de ficar sem celular e o impacto na vida escolar