Conheça o Movimento do Otimismo
Camila Cavalcanti compartilha um estilo de vida baseado em olhar para o que é positivo
PorTânia Rabêllo - Institutum Véritas
4/10/2025

Inspirado na positividade, o Movimento do Otimismo oferece apoio para fortalecer o bem-estar (Foto: Adobe Stock)
Vivemos em uma realidade virtual em que a vida acontece sempre linda, perfeita, farta e próspera. Mas a verdade é que na vida real todos, sem exceção, temos problemas, dificuldades, desafios e conflitos. E, se na vida virtual estamos sós, é na vida real que o ser humano encontra a sua natureza de ser social.

Camila Cavalcanti, fundadora do Movimento do Otimismo (Foto: Divulgação)
Foi buscando esse apoio espiritual, o conviver e viver com o outro que Camila Cavalcanti idealizou e criou o Movimento do Otimismo, propondo um apoio a todos que queiram um novo estilo de vida, contribuindo com a saúde mental, cultivando pensamentos positivos e fortalecendo o bem-estar espiritual.
Amplo e variado, o movimento abraça qualquer pessoa, raça, cor, credo, sexo, idade ou ideologia. A regra ali é ser autêntico, respeitoso e positivo. O movimento começou com a ideia de “vestir os óculos cor de rosa” para enxergar a vida sob uma nova perspectiva, mais leve e positiva. Aproveitando o presente Divino que são as belezas naturais, o movimento se reúne todas as quartas-feiras às 9h, no restaurante Marisca Petisca, na praia de Carcavelos, em Cascais, Lisboa, Portugal.

Passeio Marítimo de Cascais, Lisboa (Foto: anabananasplit, Flickr)
Faça frio ou faça sol, sempre haverá ali alguém para acompanhar um ao outro em uma caminhada ou corrida pelo passeio marítimo, tendo como pano de fundo o belíssimo oceano Atlântico Norte. Outros preferem ficar no ponto de encontro, saboreando a companhia de pessoas do movimento acompanhados de um delicioso café português, com ou sem pastéis de nata. Durante esses momentos, Camila escuta e se aproxima da história de cada um.

Movimento do Otimismo em atuação no Outubro Rosa (Foto: Divulgação)
Em um desses encontros, uma integrante sugeriu a união em prol da campanha do Outubro Rosa. O movimento tornou-se fundamental no apoio às pessoas em enfrentamento ao câncer (aqui chamado de cancro).
O positivismo e o apoio emocional do grupo é uma arma eficiente contra esta doença devastadora e cada dia mais frequente. Por alguma razão, os pacientes engajados no projeto parecem enfrentar melhor a doença, atingindo melhores resultados.
Por empatia, o grupo se reuniu para ajudar uma associação de apoio aos pacientes oncológicos. Dois anos se passaram e Camila se tornou embaixadora da associação “As Partilhas” e agora começa um novo projeto em que, semanalmente, o grupo se reúne para uma conversa com um profissional.

Grupo do Movimento do Otimismo (Foto: Divulgação)
Assim o projeto cresce em várias frentes. O movimento é bastante eclético e abraça todos os tipos físicos, mentais e de saúde. Assim, Camila convida você, leitora da Aurora que mora, ou conhece alguém que mora em Portugal, para sair do conforto do lar e vir descobrir a magia de estar com o seu semelhante, praticando a saúde mental, espiritual e física. Um convite a ajudar ou a ser ajudado. Ou fazer as duas coisas de maneira alternante, já que a vida é dinâmica e transitamos entre estar e não estar bem o tempo todo. Você pode vir caminhar, correr ou apenas usufruir da companhia de pessoas que buscam o otimismo, a alegria de ser e de viver com o outro.
Para Camila é fundamental que cada um se sinta pertencente ao todo e assim se encontre em si mesmo, feliz e otimista, apesar das dificuldades naturais da vida de cada um. O Movimento do Otimismo é um convite para enxergar a vida mais leve e sentir que nunca se está só, respeitando sempre os limites de cada um.
Artigos Populares

Onde encontrar inspirações de feminilidade?

Recuperando tradições: gratidão inspira tradicional festa de Reis da Ruiz Coffees

Por que os beach clubs fazem tanto sucesso no Brasil e no mundo?

Como substituir telas por momentos enriquecedores nas férias

Nomofobia: o medo irracional de ficar sem celular e o impacto na vida escolar