Destino ‘cool’ do momento: conheça Estocolmo, capital da Escandinávia
Maior cidade da Suécia, e dos vizinhos nórdicos, O arquipélago respira cultura e vida urbana
PorRedação
4/7/2025

Foto: Vista da orla de Gamla Stan. Aurora, Redação.
Conhecer a Escandinávia é o sonho de muitos viajantes devido à beleza natural e à arquitetura características dessa região no norte da Europa. Mas para quem quer curtir a agitação de um centro urbano global, Estocolmo é parada obrigatória.
A capital da Suécia – e maior cidade dos países nórdicos, com 2.4 milhões de habitantes na área metropolitana - é um arquipélago no encontro do lago Mälaren e do mar Báltico. São 14 ilhas, mas as principais áreas turísticas estão todas próximas no centro de Estocolmo.
História e arquitetura
Gamla Stan é o ponto de partida para a maior parte dos visitantes. O nome significa “cidade velha” e inclui mais de oito séculos de história, desde sua fundação no século XIII.
Um bom começo para a viagem é agendar um tour guiado e conhecer a história por trás da arquitetura local. Na região você visita a praça Stortorget, onde está localizado o Museu do Prêmio Nobel, a Catedral de Estocolmo e o Palácio Real.

Foto: Arquitetura e cor são o charme de Gamla Stan. Jorge Franganillo, Flickr.
Garimpo e vida noturna no bairro da moda
Södermalm, que quer dizer “ao sul” (de Gamla Stan), é um dos distritos mais badalados da cidade. Repleto de lojas vintage, design sueco - de moda, jóias e artesanato, além de uma vida noturna agitada, o bairro é ideal para longas caminhadas sem compromisso.

Foto: Vista em Mariaberget, em Södermalm. Aurora, Redação.
Desça entre as estações Medborgarplatsen ou Skanstull para explorar o SoFo, uma região vibrante que, como o SoHo em Nova York, se tornou um dos principais centros artísticos e culturais da capital.
Dica: Passeie pela Götgatan, uma das maiores ruas da zona central, a abriga desde lojas até bares e casas noturnas.

Foto: Loja vintage no SoFo. Lesley Williamson, City Guide Stockholm.
Cultura também borbulha em Södermalm. Além de muitos espaços independentes de arte, o bairro abriga a sede sueca do Fotografiska, maior rede de museus de fotografia do mundo, com espaços em Shangai, Berlin e Nova York.

Foto: Museu Fotografiska. Lesley Williamson, City Guide Stockholm. Divulgação.
Moda e design

Foto: Distrito de Norrmalm. Lesley Williamson, City Guide Stockholm. Divulgação.
Para quem gosta de moda e não perde a chance de explorar marcas e designers quando está viajando, a rua Biblioteksstan abriga o principal polo high fashion de Estocolmo. Estão lá selos como Celine e Gucci, assim como marcas suecas de peso como Acne Studios.

Imagem: Quadras de moda e design em Norrmalm. Biblioteksgatan, Divulgação.
Lojas de design variadas, desde decoração a jóias, também fazem parte desse seleto grupo de marcas que ocupam o distrito de Norrmalm.
Indo para as avenidas Drottninggatan, Sveavägen, Hamngatan e Kungsträdgården, que ficam em Norrmalm, o centro econômico de Estocolmo, estão concentradas as principais lojas internacionais, incluindo as de departamento como a espanhola Zara e a sueca H&M.
Cultura e arte

Foto: Biblioteca Nacional da Suécia. Kungliga Biblioteket, Divulgação.
A oeste de Galma Stan, como o nome também indica, está Östermalm. No distrito está o palco nacional da Suécia, o Dramaten ou Teatro Dramático Real, que exibe algumas peças com legendas em inglês.
Direto de cenários de filme, a biblioteca nacional, Kungliga Biblioteket, merece uma visita. Com mais de 360 anos desde sua fundação, o arquivo é composto por mais de 18 mil itens expostos em um prédio do século XIX.
A região também abriga o cinema mais antigo de Estocolmo, o Zita. A programação foge do circuito tradicional, o que torna o espaço um abrigo para novos diretores e clássicos.
Ao ar livre
Perto do famoso Museu do Vasa (um navio de guerra que naufragou no século XVII e foi reerguido do fundo do oceano) está Skansen, o museu a céu aberto de Estocolmo.

Foto: Vista do museu a céu aberto Skansen. Aurora, Redação.
O passeio agrada a todos os gostos, mas a biodiversidade nórdica é destaque com um aquário e zoológico com as espécies típicas da região, como os ursos pardos, as renas e os bisões.
Por é possível conferir a arquitetura tradicional, incluindo as tradicionais casas vermelhas que são símbolo da Suécia, mas também espaços extremamente bem conservados do período pré-Industrial, como lojas, capelas e boticários.

Foto: Típica casa sueca com tinta vermelha de Falu, em Skansen. Aurora, Divulgação.
Artigos Populares

Recuperando tradições: gratidão inspira tradicional festa de Reis da Ruiz Coffees

Onde encontrar inspirações de feminilidade?

Por que os beach clubs fazem tanto sucesso no Brasil e no mundo?

Como substituir telas por momentos enriquecedores nas férias

Nomofobia: o medo irracional de ficar sem celular e o impacto na vida escolar