Beleza & Bem-Estar

Estética ou academia? O que esperar dos procedimentos que imitam musculação

Especialistas indicam tecnologias que prometem estimular e definir músculos e melhorar a produção de colágeno

Por
Redação

4/11/2025

X logo
Article banner

Tratamentos têm o objetivo de estimular a produção de músculos por meio de aparelhos ou injetáveis (Foto: Freepik)

A definição muscular é um processo natural, construído com consistência por meio de exercícios físicos e uma alimentação adequada, especialmente voltada para a hipertrofia. Esses são fatos conhecidos e recomendados. No entanto, uma tendência vem ganhando espaço em consultórios e clínicas dermatológicas: os tratamentos estéticos que prometem estimular o crescimento muscular. Mas será que realmente funcionam?

Antes de mais nada, é importante lembrar que nenhum tratamento estético substitui a prática de atividades físicas. O exercício, além de tonificar os músculos, traz benefícios para a saúde física e mental, e deve ser prioridade na rotina. No entanto, com o avanço da tecnologia, hoje há uma gama de tratamentos  - realizados com aparelhos ou injetáveis - que se tornaram aliados das atividades físicas, uma vez que melhoram a definição do tônus  e estimulam o colágeno. 

“São procedimentos que envolvem tecnologias não invasivas ou minimamente invasivas. Além de auxiliar na tonificação e aumentar a definição muscular, também reduzem a gordura. Eles podem ser um reforço extra para quem já pratica uma atividade física. Inclusive, os resultados são mais perceptíveis para quem já está relativamente em forma e deseja melhorar a definição muscular ou focar em áreas específicas que são difíceis de trabalhar apenas com exercícios”, explica Otávio Macedo, dermatologista  da Clínica Otávio Macedo & Associados. 

Post image

Procedimentos podem ser um reforço extra para quem já pratica atividades físicas e está com o corpo relativamente em forma (Foto: Freepik)

Confira algumas dessas técnicas: 

Emface Facial e Papada 

Entre as novidades das clínicas, o Emface, usado tanto para a face, quanto para a papada, é um dos mais promissores. O aparelho utiliza eletrodos faciais para promover contrações nos músculos elevadores do rosto. "Esse procedimento, que simula uma 'musculação facial', utiliza impulsos elétricos para induzir um lifting  sem a necessidade de cortes", diz Otávio Macedo.  

Combinando radiofrequência sincronizada, ele estimula a produção de colágeno enquanto mantém a definição muscular. O resultado esperado é a redução da flacidez e maior definição dos contornos da face. E acabou de chegar às clínicas um eletrodo específico para a região da papada que diminui a gordura e trata a flacidez.

CM SLIM

Outra técnica já consagrada do mundo da dermatologia é o CM Slim, aparelho que estimula a musculatura, promovendo simultaneamente o crescimento muscular e a redução de gordura. O CM Slim utiliza a tecnologia HI-EMT (High Intensity Electromagnetic Muscle Trainer), que gera um campo eletromagnético focalizado, atuando diretamente nos músculos e provocando contrações contínuas e intensas. Isso resulta tanto em hipertrofia muscular quanto em diminuição de gordura localizada. Para se ter uma ideia, apenas 30 minutos de tratamento com o CM Slim são equivalentes a mais de 20.000 contrações musculares na área tratada.

Liftera®

O Liftera é um aparelho que utiliza ultrassom microfocado para aumentar a firmeza e melhorar o tônus da pele. Essa tecnologia atua nas camadas mais profundas da musculatura, e com isso promove o efeito de sustentação, além de estimular a produção de colágeno.

Bioestimuladores de colágeno

Os bioestimuladores de colágeno têm se tornado os favoritos nos consultórios e clínicas de estética. Essa técnica não apenas pode ser preventiva, como também oferece resultados que se aproximam dos naturais ao estimular o próprio organismo a recuperar o colágeno perdido. Os tratamentos incluem preenchimentos injetáveis como o Sculptra®, que contém ácido poli-L-láctico, e o Radiesse®, à base de hidroxiapatita de cálcio. Ambos promovem a produção de colágeno e o aumento de volume em áreas específicas. 

“É fundamental lembrar que qualquer procedimento deve ser parte de uma avaliação realizada por um especialista, que irá compreender o que funciona melhor para cada paciente. Essa abordagem não apenas alinha as expectativas, mas também orienta os resultados de forma mais eficaz. Qualquer tratamento é completamente individualizado e devem levar em consideração outros fatores externos, como a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada”, conclui Macedo.

Advertisement thumbnail