Viagem

Jalapão: a joia do Norte brasileiro

O ecoturismo na região despontou nos últimos anos que oferece paisagens deslumbrantes e contato com a natureza

Por
Redação

4/8/2025

X logo
Article banner

Os fervedouros são um dos destaques do Parque Nacional do Jalapão (Foto: Lucas Flavio, Flickr).

O Brasil é um dos países mais ricos em paisagens e belezas naturais. De Norte a Sul, é possível encontrar destinos surpreendentes para curtir dias de paz em contato com a natureza. Localizado no Tocantins, a região do Jalapão é um desses oásis, bem em meio ao cerrado brasileiro.

A zona de proteção foi criada em 2001 e abrange uma área quase do tamanho da Suíça. São 35 mil quilômetros quadrados, reunindo rios, cachoeiras, lagoas, dunas de areia e serras. Mas o turismo na região só recentemente ganhou fôlego, já que o acesso ao Parque Estadual do Jalapão não é tão simples.

Duas cidades servem como ponto de partida para uma jornada no Jalapão: Ponte Alta do Tocantins e Novo Acordo, a 190 e 110 quilômetros de Palmas. As estradas até elas são asfaltadas, mas no percurso do parque veículos 4x4 são necessários.

As agências de turismo da região oferecem experiências para os diferentes tipos de turistas que querem visitar o Jalapão. Para os mais aventureiros, é possível viajar de caminhão com acampamentos pelo caminho. Para as famílias, empresas fornecem roteiros de jipe com hospedagem nos vilarejos.

Dá para visitar o Jalapão o ano inteiro, mas na época das secas – de maio a setembro – é mais indicado se você quer curtir o sol nas águas cristalinas do parque. Muitos viajantes consideram que o período ideal é entre maio e julho, mas para ver quer ver o famoso capim-dourado é recomendado ir em setembro. 

O que fazer no Jalapão

Mateiros é o povoado mais próximo das principais atrações da região, incluindo alguns fervedouros – nome dado às piscinas naturais formadas por rios subterrâneos. Um dos mais famosos, o fervedouro Buriti tem formato de coração, águas cristalinas e é cercado de palmeiras que dão nome ao local.

Post image

Fervedouro Buriti (Foto: Wikimedia Commons).

O Fervedouro Bela Vista é outro bastante visitado. Ele fica dentro de uma pousada que leva o mesmo nome, mas pode ser acessado mesmo se você não se hospedar por lá. Para os hóspedes, a vantagem é poder visitar a piscina natural à noite.

Outro ponto importante do Jalapão é a Lagoa do Japonês. As águas cristalinas são perfeitas para observar os peixes, cágados e corais da região. Para quem quer uma aventura a mais, a tirolesa é um atrativo interessante. Também há área de acampamento para quem quiser passar mais um dia por lá.

Post image

Lagoa do Japonês (Foto: Wikimedia Commons).

Do alto da Pedra Furada está uma das vistas mais celebradas do parque. Ela fica a 35km de Ponte Alta (pode ser um dos seus primeiros destinos) e o acesso é gratuito. É o ponto perfeito para tirar uma bela foto.

Post image

Dunas do Jalapão (Foto: A. Duarte, Flickr).

E também há dunas no Jalapão! O pôr do sol mais bonito do parque fica nessa região de areia avermelhada, coloração causada pela erosão das rochas. Pequenos oásis se misturam à paisagem desértica de tirar o fôlego.

Advertisement thumbnail