MASP inaugura novo prédio e amplia espaço expositivo em 66%
Cinco exposições marcam a abertura do espaço, entre elas obras de Renoir e artes africanas
PorRedação
4/7/2025

Conhecido como “monolito preto”, o novo edifício tem visual contemporâneo (Foto: Divulgação)
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) inaugurou no último dia 28 de março o Edifício Pietro Maria Bardi, novo prédio que amplia em 66% o espaço expositivo da instituição. Com 14 andares e 7.821 metros quadrados de área construída, o anexo é a maior expansão do museu desde sua fundação, em 1947.
Projetado pelo escritório Metro Arquitetos Associados, o edifício chama atenção pelo visual contemporâneo e minimalista. Conhecido como "monolito preto", o prédio é interligado à sede principal — o icônico edifício de Lina Bo Bardi na Avenida Paulista — por uma galeria subterrânea.
Com investimento de R$ 250 milhões, o projeto reforça a posição do MASP como um dos principais centros culturais da América Latina e amplia a capacidade do museu de abrigar grandes mostras nacionais e internacionais.
A inauguração foi marcada pela abertura de cinco exposições, reunidas sob o título "Cinco ensaios sobre o MASP". As mostras propõem novas leituras sobre o acervo e a história da instituição. Entre as obras estão aquelas que homenageiam Lina Bo Bardi e uma ampla exposição dedicada às artes africanas, com peças do Egito Antigo até produções contemporâneas. Entre os destaques estão:
Obras de Pierre-Auguste Renoir
Uma exposição das pinturas do mestre francês do impressionismo, reunindo algumas de suas obras mais emblemáticas.

Obras de Renoir compõem uma das exposições que marcam a abertura (Foto: Divulgação)
Exposição dedicada às artes africanas
Um dos eixos da mostra será uma grande exposição sobre a arte africana, com peças que vão do Egito Antigo até produções contemporâneas, reforçando a diversidade e a riqueza das expressões artísticas do continente.
Vídeo-instalação de Isaac Julien
O artista britânico apresenta uma vídeo-instalação inédita no Brasil, dedicada à arquiteta Lina Bo Bardi, uma das figuras mais importantes da história do museu e da arquitetura modernista no país.
Exposição sobre a trajetória do MASP
Um dos ensaios será voltado para a própria história do museu, revisitando momentos marcantes da instituição e destacando obras históricas do acervo.

Vista panorâmica do do Masp e o novo edifício (Foto: Divulgação)
Artigos Populares

Recuperando tradições: gratidão inspira tradicional festa de Reis da Ruiz Coffees

Onde encontrar inspirações de feminilidade?

Por que os beach clubs fazem tanto sucesso no Brasil e no mundo?

Como substituir telas por momentos enriquecedores nas férias

Nomofobia: o medo irracional de ficar sem celular e o impacto na vida escolar