Um Dia na Vida: 'Perfect Days' de Wim Wenders se Aprofunda na Arte de Viver
PorRedação
4/17/2025

O ator japonês Kōji Yakusho ganhou o prêmio de melhor ator em Cannes. Foto: Divulgação
Como é um dia perfeito para você? Em sua mais recente exploração cinematográfica, “Perfect Days”, o cineasta alemão Wim Wenders nos convida a conhecer a existência discreta de Hirayama, magistralmente interpretado por Kōji Yakusho.
Hirayama vive uma vida marcada pela solitude em uma moradia modesta, rodeado de suas verdadeiras riquezas: livros, músicas e fotografias. Sua ocupação é humilde: ele limpa banheiros públicos em Tóquio. À primeira vista, o cenário do filme sugere uma narrativa ambientada no passado, talvez na década de 1980, até que o aparecimento de um telemóvel nos traz de volta à realidade atual.
À medida que seguimos a rotina diária de Hirayama, Wenders nos atrai habilmente para o mundo interior do protagonista. O filme torna-se uma experiência imersiva em mindfulness, uma celebração do momento presente. A beleza deste conceito é articulada em conversas comoventes entre Hirayama e sua sobrinha, tendo como pano de fundo atividades diárias simples, mas profundas.
Wenders nos pede para fazer uma pausa e considerar: Você percebe o céu ao acordar? Você consegue saborear o sabor do seu café da manhã depois de inalar seu aroma? Você está ciente do seu caminho para o trabalho, das pessoas por quem passa, do mundo natural ao seu redor e, talvez, você seleciona uma música para guiar sua jornada?

Curiosamente, o filme faz refletir sobre a escolha da trilha pelas fitas cassete do protagonista – de Patti Smith, The Kinks, Lou Reed e Nina Simone. A trilha sonora não apenas aprimora a narrativa, mas ressoa profundamente no público, criando uma sensação compartilhada de bem-estar.
Perto da conclusão do filme, uma revelação surpreendente se desenrola com a introdução do termo japonês "Komorebi" (木漏れ日), referindo-se à luz solar que se filtra pelas folhas das árvores. Este termo resume lindamente o tema do filme: somos luz e sombra.
“Perfect Days” não é apenas um filme, mas um convite poético para despertar do transe mundano da vida cotidiana e apreciar a arte nos mínimos detalhes. No mundo de Hirayama, elaborado com a sensibilidade característica de Wenders, a vida não é apenas vivida; é sentido profundamente e observado com atenção. Este filme desafia-nos a encontrar o extraordinário dentro do comum, incitando-nos a viver cada dia como se pudesse ser perfeito.
No começo, era um convite para Wim Wenders construir uma narrativa para apresentar fazer os banheiros públicos em Tóquio, projetados por alguns dos maiores arquitetos, como Tadao Ando e Shigeru Ban durante as olimpiadas, para se transformar num dos melhores filmes do diretor.

Assista no primevideo.com
Artigos Populares

Onde encontrar inspirações de feminilidade?

Recuperando tradições: gratidão inspira tradicional festa de Reis da Ruiz Coffees

Nomofobia: o medo irracional de ficar sem celular e o impacto na vida escolar

Por que os beach clubs fazem tanto sucesso no Brasil e no mundo?

Como as cores impactam projetos de arquitetura residencial